top of page
Buscar
  • aprodab

18º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental

Atualizado: 15 de out. de 2020

Nos dias 14 e 15 de outubro a Aprodab realizará seu 18º Congresso Nacional com o tema Ecofeminismo e será transmitido on line de forma gratuita pelo YouTube da Revista Pub - https://www.youtube.com/RevistaPUB.

1. Como faço para acompanhar o congresso ao vivo?

A participação é livre para os interessados - basta ingressar no canal da Revista PUB no Youtube nos horários indicados. Os vídeos, contudo, permanecerão disponíveis após o evento.

2. Para obtenção de certificados:

Para obtenção de certificado de participação, os interessados deverão enviar até 60 minutos antes do início do congresso um email com seu nome completo, qualificação, cidade/UF e identidade. Enviar email para aprodabdiretoria@gmail.com.

3. Como faço para registrar a minha participação para fins de obtenção de certificado?

Os participantes deverão ainda deixar consignada a sua presença nos "chats" do Youtube durante a realização das sessões. A secretaria da APRODAB registrará as presenças dos participantes, desde que tenham previamente enviado os dados indicados no item 2 acima.

4. Participei apenas de uma sessão. Tenho direito a certificado?

Serão fornecidos certificados apenas a quem comprovar ao menos 75% de presença (3 das 4 sessões ao vivo).

5. Qual é a programação do evento?












 

REGULAMENTO PARA A APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS NO 18º CONGRESSO BRASILEIRO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DE DIREITO AMBIENTAL

A Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil - APRODAB, com o apoio da Academia Latino Americana de Direito Ambiental (ALADA / IBAP), divulga o regulamento para apresentação de artigos no 18º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental, evento com o tema central: Ecofeminismo & Jurisgaia, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2020, de forma online e com transmissão ao vivo pelo canal da Revista PUB no Youtube, nos seguintes moldes:


Art.1º – O envio de artigos é permitido a qualquer interessado (a), ainda que não seja associado ou associada à entidade organizadora.

§ 1º. Será admitida a apresentação de apenas um artigo, obrigatoriamente inédito, por autor ou autora.

§2º. Em virtude da pandemia da Covid-19, o evento será integralmente virtual e gratuito, não havendo, desse modo, a cobrança de taxa de inscrição no Congresso.

§ 3º. As categorias para participação na apresentação dos artigos são as seguintes:

1. Estudante de Direito, Biologia, Engenharia Ambiental e demais áreas afins.

2. Profissional (aqui abrangidos bacharéis, inclusive com pós-graduação stricto ou latu sensu)

Art. 2º – Sob pena de desclassificação, o artigo deverá abordar o tema geral do congresso, que é o Ecofeminismo & Jurisgaia e enquadrar-se em pelo menos um dos seguintes grupos temáticos:

1. Direitos Humanos e Meio Ambiente

2. Constitucionalismo Ambiental na América Latina

3. Mudanças Climáticas Globais, Redução de Riscos de Desastre e Mobilidade Humana

4. Direito Internacional do Meio Ambiente e a Diplomacia Brasileira

5. Ecocrítica, Literatura e Direito Ambiental

6. Povos tradicionais, indígenas e quilombolas

7. Avaliação de Impacto e licenciamento ambiental

9. Advocacia Pública Ambiental, Gestão Pública e Administração Ambiental

10. Ecofeminismo e Desenvolvimento Sustentável

11. Poluição Ambiental e Saúde Pública no ambiente urbano e rural

12. Proteção de biomas e zona costeira e marinha: Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampas

13. Responsabilidade Socioambiental das Empresas e atuação da sociedade civil organizada na proteção da natureza

14. Direito do Trabalho e Meio Ambiente

15. Processo Judicial e Meio Ambiente

Art. 3º – A apresentação do artigo implica cessão total do direito autoral à entidade organizadora, livre de qualquer pagamento ou retorno de caráter econômico.

Art. 4º – Os trabalhos devem ser encaminhados em arquivo Word para o endereço eletrônico congressoaprodab@gmail.com, até o dia 15 de Novembro de 2020, às 23:59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília.

§ Único – No corpo do e-mail de envio do artigo deverá constar o nome completo do (a) autor (a) ou coautores (as), a indicação da categoria de participação (artigo 1º,§3º) e o grupo temático em que o artigo se enquadra (artigo 2º).

Art. 5º – A Comissão Cientifica fará a pré-seleção dos trabalhos enviados, apurará a observância dos aspectos formais e materiais estabelecidos neste regulamento e nas Regras para Submissão, anexas a este regulamento. A divulgação dos resultados da referida apreciação ocorrerá até o dia 07 de Dezembro de 2020 na homepage da APRODAB (https://www.aprodab.org.br/) e da ALADA (www.ibap.org), bem como por e-mail aos (às) interessados (as), com indicação da data e horário designado para a defesa respectiva.

§ 1º – Além da pertinência do conteúdo, serão analisadas a clareza, a apresentação e a linguagem utilizadas na elaboração do trabalho.

§ 2º - Serão liminarmente rejeitados trabalhos cujo conteúdo atente contra os valores da dignidade humana, da democracia e da tolerância entre os povos.

§ 3º - É vedado o envio de mais de um artigo por autor ou autora, sob pena de indeferimento de todos eles.

§ 4º - As apresentações dos artigos ocorrerão nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2020, no período das 14 às 18 horas, de forma totalmente online.

§ 5º - A ocorrência de plágio poderá ser denunciada a qualquer tempo e, uma vez comprovada, resultará em imediata desclassificação do trabalho.

Art. 6º – Não serão submetidos à apreciação da Comissão os trabalhos entregues em desacordo com as normas desse Regulamento.

Art. 7º – Os artigos em coautoria poderão ser defendidos oralmente por ambos ou por um dos coautores (as), observado o tempo regulamentar de apresentação de 10 (dez) minutos, sob pena de desclassificação.

§ 1º - Não será admitida defesa por procuração.

§ 2º - Após a defesa, terá a palavra o (a) Relator (a), por até 5 (cinco) minutos, para seus comentários e opinião a respeito do acolhimento da tese.

§ 3º - Nos casos estritamente necessários, a critério do (a) Presidente (a) da Sessão e ouvido o (a) Secretário (a) da Sessão, poderá ser dada a palavra à autora/ao autor, que terá até 5 (cinco) minutos para esclarecimentos.

§ 4º - Imediatamente após, o (a) Presidente (a) da Sessão submeterá a tese à votação simples pelos associados (as) da Aprodab presentes na sala virtual (plataforma Zoom), que responderão nominalmente, em votação aberta. O (a) Secretário (a) da Sessão apurará o número de votos pela aprovação e o número de votos pela sua rejeição.

§ 5º. Não haverá aprovação condicionada a alterações do texto nem aprovação acrescida de qualificativo “com louvor”. Os melhores artigos serão analisados pela Comissão Científica, constituída nos termos do art. 10 deste regulamento.

§ 6º. O (a) Presidente (a) da Sessão não terá direito a voto e o (a) Secretário (a) da Sessão somente votará em caso de empate.

Art.8 – Será conferido o Prêmio Vladimir Garcia Magalhães para os melhores trabalhos nas categorias Estudante e Profissional.

§ 1º - Os (As) vencedores (as) do prêmio receberão certificado comprobatório de sua premiação e uma coleção de publicações de Direito Ambiental, conferidas pela Academia Latino Americana de Direito Ambiental – IBAP. A coleção será encaminhada em momento oportuno, conforme a melhoria da segurança sanitária do país.

§ 2º - A atribuição do prêmio será definida pela Comissão Científica, por maioria, não se confundindo com a aprovação dos artigos em sessão de defesa.

§ 3º - Os artigos aprovados para defesa serão encaminhados para a Comissão Editorial da Revista de Direitos Difusos, que poderá publicá-los desde que aprovados por seus avaliadores em procedimento de duplo-cego.

Art. 9 – O encaminhamento do artigo implica adesão completa e irrestrita às normas deste regulamento.

Art. 10 – A Comissão Científica do 18º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental será presidida pela professora Natália Jodas e contará com a participação de cinco professores e professoras designados (as) pela APRODAB e pela ALADA - IBAP.

Art. 11 – Os casos omissos serão decididos pela Comissão Científica.

São Paulo, 01 de outubro de setembro de 2020.


FERNANDA MENNA

Presidenta da Comissão Organizadora18º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental

NATÁLIA JODAS

Presidenta da Comissão Científica do 18º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental

1 ORIENTAÇÕES GERAIS

1.1 Somente será aceita a submissão de TEXTOS COMPLETOS, tendo um resumo sintético como parte do texto.

1.2 O resultado da avaliação da Comissão Científica será divulgado na homepage da APRODAB e por e-mail aos (às) interessados (as).

1.3 A Carta de Aceite será enviada, via e-mail, para o autor/a autora do texto, cabendo a este/a esta comunicar os (as) coautores (as).

1.4 Os textos enviados, quando aprovados pela Comissão Científica , implicarão na cessão dos direitos autorais para publicação nos anais Eletrônicos do evento.

1.5 Os autores/As autoras assumem total responsabilidade pelas ideias e informações contidas no texto enviado para a publicação, bem como pelo respeito às normas da língua portuguesa e da ABNT.

1.6 Serão aceitas também comunicações em língua espanhola, seguindo as normas desta língua e do país de origem.

1.7 Farão jus ao certificado de apresentação, os trabalhos que tenham sido efetivamente apresentados por, ao menos, um/uma dos seus autores/suas autoras.

2 FORMATAÇÃO

2.1 A formatação do texto deverá ser conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

2.2 Utilizar editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, salvos na extensão “.doc”, tendo o mínimo de 8 páginas e máximo de 16 páginas, incluídas referências.

2.3As páginas deverão ter o formato de A4 e as margens superior, inferior, direita e esquerda com 2,5 cm.

2.3 A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12.

2.5 O texto deverá ser justificado, com tabulação de parágrafo (1,25) com a exceção da primeira linha de cada subtítulo.

2.6 O espaçamento entre linhas e parágrafos de 1,5.

2.7 As páginas não terão cabeçalho e o rodapé apenas incluirá o número de página.

2.8 Os subtítulos deverão ser em negrito, tamanho 12, sem tabulação de parágrafo. Se necessitar utilizar outro nível de subtítulo utilizar itálico negrito. Espaço duplo antes do subtítulo.

2.9 Citações diretas no texto devem ser realizadas com o uso de aspas e, com mais de 3 linhas, deverá ter destaque sem aspas, tamanho da letra 11, espaçamento 1,0 e com recuo.

2.10. Figuras, Gráficos, Tabelas, Quadros ou Imagens: cada um destes elementos deverá ter uma legenda e uma numeração independente. O texto incluído nesses elementos, assim como a legenda, deverão utilizar letra Times New Roman, tamanho 10. A legenda centrada. As figuras deverão ter uma resolução de 600 dpi no caso das monocromáticas e 300 dpi nas coloridas ou em escalas de cinza.

2.11 As Notas de Rodapé devem ser utilizadas apenas para esclarecimentos e complementações. Com tamanho 10, espaçamento 1,0.

2.12 Referências: o texto das referências deverá ser escrito em Times New Roman, tamanho 10 e os parágrafos serão alinhados à esquerda com espaçamento simples e com espaçamento duplo entre eles.

2.13 As referências deverão incluir apenas as obras utilizadas no texto. Exemplos:

a) Livros – AUTOR DA OBRA (SOBRENOME, Nomes). Título da obra em itálico: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, ano de publicação. Número de páginas ou volume. (Série).

b) Capítulos de Livros –AUTOR da parte. Título da parte. Termo In: Autor da obra. Título da obra em itálico: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, Ano de publicação. Número ou volume, se houver, páginas inicial-final da parte, e/ou isoladas.

c) Dissertações ou teses – AUTOR. Título em itálico: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Grau e área de concentração) – Instituição, local.

d) Congressos, Conferências e outros Eventos Científicos – AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número, ano, Cidade onde se realizou o Congresso. Título em itálico. Local de publicação: Editora, data de publicação. Volume, se houver. Páginas inicial- final do trabalho.

e) Referências Legislativas – PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Lei ou Decreto, número, data (dia, mês e ano). Ementa. Dados da publicação que publicou a lei ou decreto.

f) Periódicos – TITULO DO PERIÓDICO. Local de publicação (cidade): Editora, ano do primeiro e último volume. Periodicidade. ISSN (Quando houver).

g) Artigo de Revista – AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) em itálico. Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

h) Artigo de Jornal – AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do Jornalem itálico, Local de Publicação, dia, mês e ano. Número ou Título do Caderno, seção ou suplemento e, páginas inicial-final do artigo.

i) Fontes on-line – AUTOR. Título. Informações complementares (Coordenação, desenvolvida por, apresentada, quando houver etc). Disponível em:<XXXX>. Acesso em: data (ex. 21 abr. 2014).

3 ESTRUTURA

3.1 A página inicial deverá contemplar a seguinte estrutura:

a) Subtema (indicar o número e título)

b) Título (em caixa alta, centralizado e em negrito) c) Autor/Autora (nome em ordem direta)

d) Instituição (nome por extenso e sigla) e) E-mail

f) Coautores/Coautoras (seguir os itens exigidos para o autor/a autora)

3.2 Os dados do autor/da autora e dos coautores/das coautoras (nome, instituição e email), não constarão da cópia do trabalho enviada aos avaliadores.

3.3 O Resumo deverá ter entre 100 a 250 palavras, espaçamento entre linhas simples, sem parágrafos, justificado.

3.4 O resumo e as palavras-chave serão na língua adotada para a redação da tese e deverão também ser traduzidos para o inglês (abstract & keywords).

3.5 Palavras-chave: em número de três, que identificam o conteúdo do texto, separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.

3.6 A Introdução deverá contemplar a apresentação sucinta do contexto geral do trabalho, contendo uma breve revisão da literatura sobre a temática em que o trabalho se insere, os objetivos da pesquisa e descrição das metodologias utilizadas para atingir os objetivos propostos.

3.7 O Desenvolvimento do trabalho será expresso nos subtítulos, de acordo com a temática.

3.8 O Desenvolvimento poderá contar com seções e subseções, em função da abordagem do tema e do método. Exposição do assunto tratado. Apresentação dos resultados obtidos e a sua discussão em relação ao conhecimento já disponível.

3.9 Nos resultados poderão ser apresentadas tabelas, gráficos e outras ilustrações que sejam essenciais à boa compreensão do texto, conforme regras de formatação especificados no item 2.10.

3.10 As Conclusões devem indicar, de forma objetiva, as principais conclusões obtidas pelo trabalho.

4 POLÍTICA DE PRIVACIDADE

4.1 Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


 

245 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page